- FuTimão
- STJD mantém decisão da CBF e jogos da Copa do Brasil seguem com datas alteradas
STJD mantém decisão da CBF e jogos da Copa do Brasil seguem com datas alteradas
Por Redação FuTimão em 11/10/2024 22:47
Mudança no calendário da Copa do Brasil: STJD mantém decisão da CBF
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter a alteração na tabela da Copa do Brasil feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), negando o pedido de Corinthians e Vasco para barrar a mudança. A decisão foi unânime e confirma as datas dos jogos de volta das semifinais para os dias 19 e 20 de outubro: Vasco x Atlético-MG e Corinthians x Flamengo, respectivamente.
CBF tem autonomia para alterar calendário
A CBF justificou a mudança no calendário com o intuito de garantir que os times que estão no mata-mata da Copa do Brasil tenham seus jogadores mais descansados após a data FIFA. A rodada do Brasileirão, que originalmente coincidia com as datas dos jogos de volta da Copa do Brasil, foi adiantada para a data FIFA. O Corinthians enfrenta o Athletico e o Flamengo joga contra o Fluminense.
Os auditores do Pleno do STJD entenderam que a CBF possui a prerrogativa de mexer no calendário, independentemente da vontade dos clubes. A decisão foi baseada no regulamento da competição, que prevê a autonomia da CBF para alterar as datas por sua iniciativa.
O auditor relator do processo, Maxwell Vieira, afirmou: "Não há elemento para que o STJD afaste a decisão da CBF. A CBF possui competência exclusiva para fazer o calendário, a tabela e suas alterações. O regulamento prevê a prerrogativa que a CBF altere as datas por sua iniciativa, independentemente de anuência das partes interessadas. A CBF entendeu ser oportuna a alteração."
Impacto da decisão para os clubes
A decisão do STJD mantém a pressão sobre os clubes envolvidos nas semifinais da Copa do Brasil. A alteração no calendário exige que os times se adaptem a um ritmo mais intenso de jogos, com o Brasileirão e a Copa do Brasil se entrelaçando em um curto período de tempo.
A CBF, ao justificar a mudança, argumenta que a prioridade é garantir a melhor condição física dos jogadores para as partidas decisivas da Copa do Brasil. No entanto, a decisão também coloca em risco a performance dos times no Brasileirão, já que a disputa pelo título nacional também é uma prioridade para os clubes.
Resta saber como os times irão lidar com a maratona de jogos e se a decisão da CBF será realmente benéfica para o futebol brasileiro.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros