- FuTimão
- Presidente do Corinthians: Planejamento e Resultados, um novo capítulo
Presidente do Corinthians: Planejamento e Resultados, um novo capítulo
Por Redação FuTimão em 04/12/2024 02:19
Vitórias em Campo e Planejamento Financeiro: Uma Nova Era no Corinthians?
O mandatário do Corinthians, Augusto Melo, quebrou o silêncio sobre a suspensão da reunião que discutiria seu possível afastamento do cargo. A declaração ocorreu após a expressiva vitória do time sobre o Bahia, por 3 a 0, na Neo Química Arena, partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A tranquilidade demonstrada pelo presidente contrasta com os recentes eventos que envolvem seu mandato.
Inicialmente, estava prevista uma votação secreta, em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, para decidir sobre um possível processo de impeachment contra Melo. A razão: um acordo polêmico com a VaideBet, antiga patrocinadora máster do clube. No entanto, uma liminar judicial obtida por Melo suspendeu a votação, pouco antes de seu início.
Em entrevista na zona mista após a partida contra o Bahia, o presidente rebateu as acusações, demonstrando serenidade em relação ao processo de impeachment. Seu foco, segundo ele, está no futuro do clube: "A minha sensação é a do Corinthians que vocês viram apresentar hoje em campo. Eu não estou preocupado mais com o resto, para mim a política lá dentro passou. Estou preocupado em focar no que nós estamos fazendo agora, no planejamento, coisa que o Corinthians nunca teve isso na vida. Com as centralizações agora com os credores, que sabem o dia que eles vão receber, quanto eles vão receber. O que a gente queria realmente era isso, mostrar para o torcedor que o Corinthians agora vem em um outro patamar, mostrar que o Corinthians hoje tem um planejamento. E é isso que a gente está focado, para fazer um Corinthians em 2025 muito melhor do que foi em 2024".
Desmentindo as Acusações e o Caminho para a Recuperação Financeira
Melo reforçou suas declarações, afirmando que a responsabilidade pelo acordo com a VaideBet ficou a cargo dos setores jurídico e financeiro. Sua função, segundo ele, limitou-se à negociação e encaminhamento aos órgãos competentes. Ele destacou que o caso já dura meses e que a justiça está investigando: "Quando o caso chegou até mim, quem cuidou foi o setor jurídico e o financeiro. Minha parte é só negociação e depois passar para os órgãos competentes. Isso está na justiça, aliás já tem cinco ou seis meses de investigação. Vocês acham que se o Corinthians tivesse algum problema, a polícia já não tinha pego? Tanto que o próprio delegado falou que o Corinthians é vítima. Não estou mais preocupado mais com isso. A minha preocupação desde o dia que eu entrei aqui é fazer o Corinthians mais forte, fazer o corintiano sorrir de volta, que é o que está acontecendo. E a gente espera que em 2025 seja muito melhor. A gente está focado nisso, no planejamento para pagar nossas dívidas, pagar nossos credores, e é isso que nós estamos fazendo. Hoje nós estamos focados em pagar dívidas, e estamos fazendo isso todo dia".
No início da semana, uma decisão judicial favorável ao Corinthians permitiu a reorganização das dívidas do clube. As contas bancárias do clube ficaram protegidas por 60 dias, graças a uma ação cautelar. A entrada no Regime Centralizado de Execuções (RCE) foi um ponto crucial nessa estratégia, enfatizado pelo próprio presidente.
Melo assegurou sua tranquilidade diante das acusações, destacando a honestidade e transparência da gestão: "Estou tranquilo quanto a tudo. O que a gente faz no Corinthians é uma coisa muito honesta, muito transparente. Tenho quarenta e poucos anos de Corinthians , nunca vi uma gestão tão honesta, tão correta, que trabalhasse dia e noite para o Corinthians . Estamos fazendo o melhor para o Corinthians . E pode ter certeza que o Corinthians a partir de 2025 vai ter um planejamento muito melhor. Porque nós pegamos o Corinthians em 2024 sem estrutura nenhuma, sem um elenco, sem credibilidade, sem dinheiro no caixa. Hoje graças a Deus nós vamos para o quinto mês com os salários antecipados, pagando em dia todos os nossos credores. E agora com essas centralizações que nós conseguimos com a RCE vai dar um impulso maior, e o Corinthians daqui para frente começa em um outro patamar".
Admitindo Erros e o Foco na Profissionalização do Clube
O presidente reconheceu erros cometidos no início de sua gestão, admitindo ter contratado "pessoas incompetentes". Ele enfatizou, porém, a substituição dessas pessoas e a valorização dos profissionais que compõem atualmente a equipe do Corinthians . A profissionalização da gestão é um dos pilares da sua defesa.
Melo declarou: "Eu não vou ficar falando mais de política, vai ser explicado tudo, a gente sabe que tem uma coisa muito orquestrada. Desde o começo falavam isso. Teve erros no começo, por conta de pessoas incompetentes que eu coloquei. Errei, tirei. Eu pago por ser presidente, mas não estão mais aqui. As pessoas que estão aqui são pessoas profissionais, que é o que estamos fazendo, estamos profissionalizando o Corinthians ".
Ele finalizou sua declaração, reforçando o compromisso com a profissionalização do clube e a valorização dos talentos da base: "Não está comigo quem não é bom para o Corinthians . Quem é bom para o Corinthians está com a gente. Quem quer o bem do Corinthians , quem trabalha para o Corinthians . É isso o que vocês viram dentro de campo hoje. É um planejamento, uma diretoria focada em fazer o melhor para o Corinthians . Acho que o Corinthians nunca teve tantos corintianos do bem trabalhando para o Corinthians . Eu trabalhei com eles dois anos, fui assessor de base, não me envolvi tanto com política. Fazia exatamente esse trabalho que estou fazendo no profissional hoje. Fui o assessor que mudou o patamar de porcentagem da base, que era de 5, 10 ou 15, e a gente começou a mudar para setenta, oitenta. A gente começou a trabalhar em cima disso. E é o que está acontecendo hoje. Base, profissional, esses atletas que estão subindo. Eu sempre falei, o Corinthians vai começar a voltar bem, a nossa camisa é cara, hoje a gente dobrou o patamar da nossa camisa e é isso que a gente está fazendo também com os jogadores. Daqui só saem jogadores bem vendidos".
Resultados em Campo e o Olhar para o Futuro
Em campo, o Corinthians alcançou sua oitava vitória consecutiva no Brasileirão, aproximando-se da classificação para a CONMEBOL Libertadores de 2025. A vaga pode ser confirmada ainda nesta quarta-feira (4), caso o Palmeiras vença o Cruzeiro no Mineirão.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros