- FuTimão
- Corinthians vence Cuiabá e escapa da zona de rebaixamento, mas desgaste físico preocupa para a Sul-Americana
Corinthians vence Cuiabá e escapa da zona de rebaixamento, mas desgaste físico preocupa para a Sul-Americana
Por Redação FuTimão em 29/10/2024 07:39
Corinthians vence Cuiabá e deixa zona de rebaixamento
A decisão de Ramón Díaz em poupar titulares no confronto decisivo contra o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, gerou desconfiança quando a escalação do Corinthians saiu às 18h desta segunda-feira (28). Cerca de três horas depois, o sentimento mudou para alívio com a vitória por 1 a 0. Após dois meses, o clube termina uma rodada fora da zona de rebaixamento.
Ramón Díaz, técnico do Corinthians , bate na tecla de que o "Brasileirão é prioridade", por isso a decisão de poupar jogadores foi polêmica. Em relação ao time que entrou em campo diante do Athletico-PR, na rodada anterior, o técnico promoveu cinco mudanças. Porém, o resultado positivo gerou alívio, principalmente por ser fora de casa. A equipe alvinegra tem a pior campanha de visitante no nacional, com apenas duas vitórias longe da Neo Química Arena.
O técnico do Corinthians , em entrevista coletiva, explicou a decisão de poupar alguns jogadores: "Não se pode esquecer da quantidade de partidas que jogamos, o esforço que fizemos, por isso precisamos mudar. O grupo precisa do máximo de respiro para administrar a sequência. Isso saiu bem, num jogo importante. Não fizemos uma grande partida, mas conseguimos os três pontos que precisávamos para sair da zona de descenso."
Desgaste físico preocupa para a Sul-Americana
A opção por colocar Rodrigo Garro no banco de reservas foi um dos principais questionamentos. O jogador tinha condições físicas para começar o jogo, mas foi sacado pelo técnico argentino e entrou no segundo tempo. Ele é um dos líderes em minutos da temporada, com mais de 4.100 em 54 partidas. Além disso, soma 9 gols e 9 assistências nesse período.
Com Garro no banco, Igor Coronado entrou na vaga. O meio-campista não conseguiu imprimir a mesma intensidade do argentino e deixou espaços para os adversários. O comandante enxergou problemas no setor, mas destacou o clima como um complicador para o desempenho dos atletas.
Além de Coronado, Raniele, que somava menos de 15 minutos nas últimas seis partidas em que foi relacionado, voltou a ser titular, uma vez que José Martínez estava suspenso. Preterido por Ramón após atuações irregulares, o volante teve uma nova chance contra o Cuiabá e mostrou presença defensiva, apesar de levar cartão amarelo. Ainda que não tenha sido um dos melhores em campo, taticamente o atleta correspondeu ao esquema mais estratégico adotado pela comissão técnica.
Ramón Díaz, em entrevista coletiva, revelou que a equipe está desgastada: "Estou de acordo que fomos menos intensos, menos intensos porque mudamos muito, muito no meio, adiante também. Necessitamos fazer isso porque o grupo estava muito cansado. Falamos com o grupo, perguntamos como eles se sentem... Senão, é difícil colocar, o jogador não vai ter o rendimento que esperamos. E muito calor, eu sigo suando."
Corinthians enfrenta desafios logísticos para a semifinal da Sul-Americana
No fim, deu certo. Memphis Depay fez de pênalti o gol da vitória corintiana. O clube alvinegro saltou para a 15ª posição e foi aos 35 pontos, um a mais que os times que abrem a zona de rebaixamento.
Na sequência, o Corinthians terá mais uma decisão fora de casa, desta vez pelo jogo de volta na semifinal da Sul-Americana. O confronto contra o Racing, na Argentina, promete ser desgastante antes mesmo de a bola rolar.
Toda a logística precisou ser pensada para a viagem, uma vez que o setor aéreo do país vizinho deve passar por greve. A delegação viajará antes e passará mais dias longe de casa.
Emiliano Díaz, auxiliar técnico, afirmou que a viagem já estava planejada: "Já tínhamos esse planejamento há muito tempo. Sabemos que vai ter a greve, mas isso já estava planejado. Na Argentina, vai ter greve, não mudamos nada. Estava planejado assim."
A partida está marcada para a próxima quinta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Presidente Perón.
A vitória sobre o Cuiabá aliviou a pressão sobre o Corinthians , mas o desgaste físico da equipe e os desafios logísticos para a Sul-Americana trazem preocupações para a sequência da temporada.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros