- FuTimão
- Corinthians atropela Palmeiras em clássico emocionante
Corinthians atropela Palmeiras em clássico emocionante
Por Redação FuTimão em 04/11/2024 22:20
Clássico Alvinegro: Corinthians Dominante em Itaquera
O clássico entre Corinthians e Palmeiras na noite desta segunda-feira em Itaquera confirmou os clichês. O Timão, apesar de ter sofrido pressão inicial do Verdão, conseguiu superar as dificuldades com muita entrega e letalidade para vencer por 2x0, assustando o rival em três oportunidades nos primeiros 13 minutos.
O resultado positivo levou o Corinthians para a 13ª posição na tabela, com 38 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento. A vitória quebrou um jejum de oito jogos sem vencer o maior rival, que se estendia desde setembro de 2021. Por outro lado, o Palmeiras viu seus planos de caçada ao líder Botafogo, que pode abrir seis pontos de vantagem caso vença o Vasco amanhã, serem comprometidos.
Escalações: Mudanças e Retornos em Ambos os Lados
Após quase dois meses, Ramón Diaz voltou a escalar o Corinthians com três zagueiros, com Gustavo Henrique se juntando a Félix Torres e André Ramalho na defesa. Hugo, ausente há um mês, reassumiu a lateral-esquerda, enquanto Bidu foi para o banco. Alex Santana ganhou uma chance no meio, com Carrillo e Charles iniciando entre os reservas.
Do outro lado, mesmo com o retorno de Murilo aos relacionados, Abel Ferreira manteve Vitor Reis formando a dupla de zaga com Gustavo Gómez. Marcos Rocha e Aníbal Moreno retornaram de suspensão, enquanto Mayke e Zé Rafael voltaram para o banco.
Como Corinthians e Palmeiras iniciaram o clássico válido pela 32ª rodada do Brasileirão 2024 ? Foto: Rodrigo Coutinho
O Jogo: Palmeiras Inicia Forte, Mas Corinthians Impõe Ritmo
O Palmeiras, com agressividade, buscou pressionar o Corinthians desde o início, tentando abrir o placar de forma precoce. Foram três chegadas de perigo em sequência, duas delas a partir de desarmes na saída de bola do Corinthians . A pressão alviverde foi intensa, com Felipe Anderson e Flaco López sendo impedidos por Hugo Souza. Raphael Veiga também assustou, após uma ótima assistência de Estevão.
O Verdão definiu bem os encaixes de marcação, deixando Gustavo Henrique como ''homem-livre'' inicialmente. Flaco Lopez pressionava Félix Torres, Felipe Anderson marcava André Ramalho . Veiga vigiava Martinez, enquanto Rios seguia Alex Santana , Estevão combatia Hugo , Caio Paulista se projetava para pegar Matheuzinho, Anibal cuidava de Garro e Marcos Rocha auxiliava a dupla de zaga na vigília à dupla de ataque corintiana.
Quando Gustavo Henrique se via sem opção de passe curto, era senha para a pressão do Palmeiras em cima dele, quase sempre direcionando a bola de forma precipitada a um dos volantes. Acossados, Alex Santana e Martinez cometiam erros, pecados que quase custaram caro aos donos da casa. O cenário, porém, não se manteve por muito tempo. Mesmo superior em campo, o Palmeiras afrouxou o combate no campo oponente e começou a permitir mais períodos de posse ao Corinthians .
Show de Garro e Yuri: Corinthians Vira o Jogo
O Corinthians , que havia chegado com perigo em apenas um contragolpe puxado por Matheuzinho aos 13 minutos, passou a circular a bola com mais fluidez, achando Garro perto de Memphis e Yuri Alberto na intermediária, e soltando os alas. Yuri chegou a assustar em chute de fora da área antes da metade do primeiro tempo. O Palmeiras se aproximava da área ofensiva, buscando gerar situações de mano a mano para Estevão com rápidas inversões ao lado direito, mas a linha de cinco do Corinthians trabalhava bem nas coberturas ao jovem atacante.
Félix Torres, que havia começado a partida muito mal, subiu de produção, achando alguns bons passes pelo meio e iniciando o lance do gol alvinegro. Interceptou um passe de Raphael Veiga na intermediária ofensiva e tocou para Yuri Alberto cruzar na área. Caio Paulista tentou cortar de calcanhar e falhou de forma bisonha. Matheuzinho controlou a bola e Garro acertou um lindo chute no canto de Weverton, abrindo o placar para o Corinthians .
O Timão ainda chegaria com perigo, novamente com Yuri, pouco antes do fim do primeiro tempo. Desta vez, o goleiro palmeirense impediu o segundo gol. O Verdão ficou mais de 40 minutos sem assustar de fato a meta de Hugo Souza , só voltando a fazer isso nos acréscimos, em ataque rápido pelo meio, mais uma vez finalizado por Flaco López.
Felipe Anderson cabeceia em Corinthians x Palmeiras ? Foto: Marcos Ribolli
Segundo Tempo: Corinthians Controlando o Jogo e Ampliando a Vantagem
Ramon Diaz precisou sacar André Ramalho - por lesão - no intervalo. Raniele entrou, mas não como zagueiro. O técnico argentino mudou a estrutura tática para o 4-3-1-2(losango no meio) dos jogos recentes.
O retrato de boa parte do primeiro tempo se repetiu após o intervalo. Mesmo sem cinco elementos na linha defensiva, o Corinthians seguiu protegendo bem a própria área. O Palmeiras mostrou pouco repertório para acessá-la, apostando novamente todas as fichas em Estevão, que até conseguiu fazer boa jogada finalizada por Anibal Moreno pra fora, mas era pouco.
Disposto a avançar apenas em contragolpes e não se expor, o Corinthians teve tudo o que queria logo aos dez minutos do segundo tempo. José Martinez atropelou Richard Rios em rebote de escanteio favorável ao Palmeiras, e deixou para Garro servir Yuri Alberto em profundidade. Weverton saiu mal e o gol ficou aberto para o merecido tento do camisa 9 da Fiel.
Como as equipes voltaram para o 2º tempo em Itaquera ? Foto: Rodrigo Coutinho
Palmeiras Busca Reação, Mas Corinthians Fecha o Jogo
Abel colocou Vanderlan, Dudu e Rony, sacando Caio Paulista, Felipe Anderson e Flaco López. Ramon tirou o apagado Memphis para que Breno Bidon entrasse. Alex Santana também deu lugar a Carrillo. Depois disso, Raniele passou a atuar como zagueiro no 5-3-2 montado pelo técnico argentino, desta vez com Garro mais adiantado.
Dudu foi o acréscimo vindo do banco a dar mais resultado no Palmeiras, conseguindo uma falta cobrada por Gabriel Menino no travessão e já havia assustado em chute de dentro da área um pouco antes. Estevão foi sacado na metade do segundo tempo para a entrada de Maurício. Menino foi a campo na vaga de Aníbal Moreno.
A dobradinha Dudu-Menino entrou em ação novamente algumas vezes até o apito final. A partir dessa combinação, Hugo Souza fez duas boas defesas em cabeçadas do próprio Dudu e de Rony. Já com Romero e Matheus Bidu em campo, o Corinthians se fechou para defender o resultado e viu José Martinez, um dos melhores do jogo, terminar a partida no sacrifício ao ter dores na coxa.
Depois das entradas de Bidon e Carrillo, Raniele foi recuado para a zaga e o Corinthians retomou a linha de cinco na defesa ? Foto: Rodrigo Coutinho
Corinthians Fecha o Jogo e Fiel Torcida Comemora
Nos acréscimos, a Fiel Torcida ainda gritou ''olé'' em longa troca de passes da equipe diante de um Palmeiras entregue. A vitória do Corinthians foi um golpe duro para o Palmeiras, que viu sua caçada ao líder Botafogo ser prejudicada. O Timão, por sua vez, ganhou um importante respiro na tabela e mostrou que está pronto para brigar por uma vaga na próxima Copa Libertadores.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros