1. FuTimão

Futuro de Henrique no Corinthians: Joia da Base Blindada Após Empréstimo de Fagner

Por Redação FuTimão em 02/01/2025 16:51

Blindagem da Joia: Corinthians Garante Permanência de Henrique

O Corinthians está determinado a manter Henrique, jovem talento de sua base, mesmo com a iminente transferência de seu pai, Fagner, para o Cruzeiro. Apesar das especulações sobre a possível ida do garoto para Belo Horizonte, o clube paulista demonstra confiança na permanência da promessa, considerada peça fundamental para o futuro da equipe.

Alex Brasil, executivo das categorias de base do Corinthians , enfatizou o compromisso do clube com o desenvolvimento de Henrique . Em entrevista coletiva, ele declarou: "Henrique é atleta do clube. Fagner tem sua carreira consolidada, Henrique tem a sua iniciando, ele é fundamental e contamos muito com ele. Tivemos diversos contatos com ele, é um menino inteligente e tenho certeza que ele quer desvincular sua carreira com a de seu pai".

Contrato de Formação e Proteção Legal

O contrato de formação de Henrique com o Corinthians , válido até 2027, é um dos pilares da segurança do clube. Assinado assim que o jogador completou 14 anos, o vínculo assegura ao Timão direitos sobre o atleta. A diretoria demonstra grande satisfação com o desempenho do jovem, que se destaca como referência na categoria sub-14.

Além do contrato, o Corinthians se apoia no quinto parágrafo do artigo 99 da Lei Geral do Esporte. Este dispositivo legal garante ao clube formador uma multa equivalente a 200 vezes os gastos comprovados com a formação do atleta, caso ele se transfira para outra equipe sem autorização. A lei, portanto, serve como um escudo contra investidas de outros clubes.

§ 5º A organização esportiva formadora fará jus a valor indenizatório se ficar impossibilitada de assinar o primeiro contrato especial de trabalho esportivo por oposição do atleta, ou quando ele se vincular, sob qualquer forma, a outra organização esportiva, sem autorização expressa da organização esportiva formadora, observado o seguinte:

I - o atleta deverá estar regularmente registrado e não poderá ter sido desligado da organização esportiva formadora;

II - a indenização será limitada ao montante correspondente a 200 (duzentas) vezes os gastos comprovadamente efetuados com a formação do atleta, especificados no contrato referido no § 3º deste artigo;

III - o pagamento do valor indenizatório somente poderá ser efetuado por outra organização esportiva e deverá ser efetivado diretamente à organização esportiva formadora no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contado da data da vinculação do atleta à nova organização esportiva, para efeito de permitir novo registro em organização esportiva que administra e regula o esporte.

Impossibilidade de Empréstimo e Trajetória no Clube

A possibilidade de empréstimo de Henrique ao Cruzeiro sequer é considerada pelo Corinthians . O Regulamento Nacional de Registros e Transferências de Atletas de Futebol da CBF impede esse tipo de transação com jovens que possuem contrato de formação, garantindo a permanência do atleta no clube formador.

A jornada de Henrique no Corinthians começou no futsal, antes de migrar para o campo. O jovem já coleciona conquistas no clube, tendo feito parte da equipe campeã da Copa Umbro e semifinalista do Paulista sub-14 na última temporada. Esses resultados reforçam a crença do Corinthians no potencial do jogador para o futuro.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos