1. FuTimão

Impeachment no Corinthians: Análise Detalhada do Processo e Próximos Passos

Por Redação FuTimão em 24/01/2025 11:02

O Processo de Impeachment e a Independência das Investigações

Uma das principais indagações que cercam o processo de destituição de Augusto Melo da presidência do Corinthians reside no fato de a investigação da Polícia Civil ainda não ter sido concluída. Contudo, Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho do clube, defende que as duas apurações são distintas. Segundo essa perspectiva, a possível remoção do presidente do Corinthians , que ainda será submetida a votação, decorreria de questões puramente administrativas, tais como o prejuízo à imagem da instituição e os danos financeiros ocasionados pelos problemas envolvendo o intermediário da VaideBet.

O pedido de impedimento de Augusto, que será analisado, foi formalizado por meio de um documento assinado por mais de 80 conselheiros. Por outro lado, os aliados do presidente contestam a alegação de um processo administrativo, atribuindo o caso a uma questão estritamente "política".

Impeachment de Augusto Melo no Corinthians: Entenda o processo e próximos passos
Foto: (Marcos Ribolli)

O Papel da Comissão de Ética e o Parecer Controverso

A reportagem teve acesso ao parecer da Comissão de Ética, que preconiza a reabertura do julgamento somente após a conclusão das investigações policiais. O relatório alega que as provas apresentadas, como depoimentos à Polícia, foram obtidas de forma ilícita devido ao sigilo do caso. Em relação à acusação de agressão a um torcedor do Cruzeiro, o relatório afirma que "não constam elementos suficientes" para comprovar o dano à imagem do clube.

É crucial ressaltar que este relatório da Comissão de Ética é apenas um parecer consultivo, não possuindo poder de vetar a continuidade do processo de votação. O que será votada é a destituição, e não o relatório em si, a ser apresentado aos conselheiros na próxima reunião.

As Etapas Decisivas e a Defesa de Augusto Melo

Após a divulgação deste documento na próxima reunião, Augusto Melo terá a oportunidade de apresentar sua defesa oral. Somente após essas duas fases, os cerca de 300 conselheiros definirão o futuro do presidente do Corinthians , em uma data ainda a ser definida.

Detalhes do Processo: Acusações e Depoimentos

Dentre os fatos mencionados no processo, destacam-se as declarações de Rubens Gomes, ex-diretor de futebol, e o depoimento de Alex Cassundé, sócio da empresa responsável pela intermediação do contrato, à Polícia Civil. Cassundé detalhou como seu nome foi incluído no contrato para receber R$ 25 milhões até o fim de 2026. O grupo também menciona o depoimento de Armando Mendonça, segundo vice-presidente do clube, que expressou preocupação com uma possível omissão de Augusto Melo no caso da intermediação da VaideBet.

Mendonça afirma ter alertado Augusto Melo sobre a suspeita de uso de um "laranja" por parte da agência de Alex Cassundé, após o recebimento de R$ 1,4 milhão da quantia da intermediação. Este caso está sendo investigado pela Polícia Civil e foi divulgado pelo Blog do Juca Kfouri.

A Repercussão da Votação e a Visão do Presidente do Conselho

Outro incidente citado no pedido de impeachment ocorreu em Belo Horizonte, onde Augusto Melo se envolveu em uma discussão com um torcedor do Cruzeiro, que o denunciou na delegacia do estádio do Mineirão. Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho, enfatizou:

"Temos a responsabilidade de cumprir o estatuto e a Lei Geral do Esporte penaliza quem souber de alguma irregularidade e não tomar providências. E aqueles que representam contra esse ou aquele membro do Conselho ou diretoria estão fazendo com base nisso."

Tuma Jr. também ressaltou que:

"Nada é feito fora do Estatuto. Ninguém descumpre o estatuto. E nossa providência, como presidente do Conselho é tomar as providências e fazer os processos andarem. Ninguém têm lado. Estamos cumprindo o que o estatuto determina"

Ele rebate a tese de "golpe" defendida por Augusto Melo e seus aliados.

O Caminho até a Votação Final e o Estatuto

O processo passou por uma votação de admissibilidade na segunda-feira, com 126 votos a favor e 114 contra. Isso significa que Augusto Melo enfrentará uma nova votação entre os conselheiros, que pode resultar em sua destituição do cargo. Antes disso, a Comissão de Ética emitirá seu parecer sobre o caso, que, na verdade, recomenda a suspensão do atual processo de impeachment de Augusto Melo.

O estatuto do Corinthians estabelece cinco critérios que podem levar um presidente ao impeachment:

a) ter praticado crime infamante, com trânsito em julgado da sentença condenatória;

b) ter acarretado, por ação ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Corinthians ;

c) não terem sido aprovadas as contas da sua gestão;

d) ter infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária;

e) prática de ato de gestão irregular ou temerária.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
André

André

Nível:

Rank:

Comentado em 24/01/2025 15:52 Aff, esse caso do Augusto tá complicado. A imagem do Timão em jogo, espero que tudo se resolva!
Douglas

Douglas

Nível:

Rank:

Comentado em 24/01/2025 14:11 Corinthians é gigante, não vão derrubar!
Patrícia

Patrícia

Nível:

Rank:

Comentado em 24/01/2025 12:41 Vai Corinthians! Vamos juntos nessa!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos