1. FuTimão

A Polícia investiga milícia digital ligada à gestão do Corinthians

Por Redação FuTimão em 27/08/2024 15:43

Suspeita de Milícia Digital

A Polícia Civil de São Paulo está investigando a suspeita de uma milícia digital ligada à gestão Augusto Melo, no Corinthians. A investigação apura a possibilidade de uma ação criminosa orquestrada para promover a diretoria do clube e atacar seus críticos nas redes sociais.

Ameaças e Intimidações

Conselheiros do clube e jornalistas relataram à polícia movimentações coletivas e ameaças, principalmente nas redes sociais, contra qualquer manifestação contrária à atual administração corintiana. "Há muito tempo nós estamos recebendo várias ameaças. Eu, pessoalmente, a minha família, e chegamos ao cúmulo de ameaçarem jogar uma bomba no Conselho. Fiz um boletim de ocorrência e pedi para abrir um inquérito, está tramitando", afirmou Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do clube.

Ação da Polícia

O Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e a Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), com apoio do Gaeco (Crime Organizado), estão à frente da investigação. "A gente recebeu essa solicitação, foi registrado. O Dr. Romeu Tuma Júnior juntou os prints que ele tinha, já instauramos o inquérito policial e acionamos a Unidade de Inteligência Policial, que é quem faz o rastreamento destes domínios, pois, normalmente, estes usuários utilizam nomes fantasiosos. A partir daí, a gente identifica os dados cadastrais, o IP da máquina utilizada para esse tipo de ameaça, que, no caso do Romeu, foi bem clara. Isso leva a consequências criminais, está em andamento", explicou César Saad, delegado titular do Dope.

Ataques a Ex-Diretores

Rubens Gomes, ex-diretor de futebol de Augusto Melo, se tornou alvo de ataques nas redes sociais após atrito com o presidente. Ele relatou que contratou uma empresa para gerenciar sua conta e descobriu a atuação de robôs o atacando. "Comecei a ser atacado sem saber o porquê, massacrado mesmo. Contratei uma empresa para gerir minha conta e entender o que estava acontecendo. O profissional entrou e encontrou vários robôs me atacando. Ele imprimiu isso e me entregou. Fiz um boletim de ocorrência e, quando fui depor com o delegado Thiago Fernando Correia, entreguei a ele, e ele me disse que já sabia da milícia digital, e que ia tomar as devidas providências. Estão de olho nesta milícia. A polícia já sabe que é para intimidar as pessoas, estão checando os 'IPs', que, por mais que tenham sido apagados, vão ser mostrados para saber de quem é", disse Rubão.

Esclarecimentos na Comissão de Ética

Augusto Melo e outros seis personagens, entre atuais e ex-membros da diretoria, terão de prestar esclarecimentos na Comissão de Ética do clube, sob risco de destituição do mandatário.

Blog do Macedo

Um dos principais canais de apoio a Augusto Melo tem sido o "Blog do Macedo". O perfil ganhou seguidores e notoriedade a partir da campanha eleitoral do dirigente, com informações privilegiadas recebidas pela proximidade com a atual gestão.

Supostas Notas Frias

Em março, o Blog do Macedo divulgou supostos documentos fiscais do Corinthians que indicariam um "esquema de notas frias". O Conselho Deliberativo, responsável por fiscalizar as ações do executivo, não encontrou qualquer irregularidade. "Até agora, não recebi nada, nenhuma apuração, ninguém questionou no Conselho, nada. Então, eu fui no Jurídico e o diretor me disse que não tinha nada lá também. Pior que isso, essas notas não foram localizadas no Corinthians . Fui apurar, são notas fiscais e estou achando isso muito grave. O influencer que publicou vai ter de explicar isso. Ele fala que são notas frias, então, vai ter de explicar. Como um blog posta documentos fiscais do clube e afirma, ou coloca sob suspeita, que há um esquema de notas frias, sem nenhuma prova ou averiguação? Nesta postagem, nos comentários, há várias intimidações, ameaças. Isso tem que acabar. Isso é milícia digital, pra mim", afirmou Romeu Tuma Júnior.

Carros Blindados

Em outra publicação, o Blog do Macedo afirmou que a gestão de Duilio Monteiro Alves tinha à disposição entre 15 e 20 carros de luxo, alguns deles blindados. A informação foi desmentida pelo Corinthians , e Augusto Melo garantiu que não foi a fonte da informação publicada.

Adsense da Corinthians TV

O Blog do Macedo também acusou o Corinthians de não ter acesso à receita do Adsense da Corinthians TV desde 2021. A informação foi negada pelo clube, que confirmou que manteve parceria com duas empresas no período.

Augusto e Macedo

Fabio Macedo, responsável pelo Blog do Macedo, refutou participar de ações coletivas combinadas para posts nas redes sociais e negou manter relação com Augusto Melo. "Eu não tenho nenhuma relação com ele (Augusto). Quando o Vilaron era chefe da comunicação, eu era mais próximo, era com quem eu conversava. Hoje, converso com funcionários do clube, são eles que me passam informações, isso eu posso falar pra você. São meus amigos e me passam as informações. Não tenho nenhum tipo de relação com Augusto".

Outro Áudio

Marcão da Fiel, outro influencer que apoia a gestão Augusto Melo, foi gravado afirmando que os YouTubers se viram contra o presidente se ele recuasse.

Contratações de Apoiadores

Nos últimos meses, o Corinthians contratou alguns dos influencers apoiadores da gestão Augusto Melo. Os chefes das áreas que receberam os novos funcionários não foram consultados ou avisados.

Garimpo

Carlos Catalão, conhecido como Cacá, dono do "Canal do Povo Escolhido", revelou que um dos novos funcionários contratados pelo Corinthians tentou persuadi-lo a apoiar a gestão.

Marco Vieira

Marco Vieira, responsável por gravar o vídeo de Augusto Malo endereçado ao Blog do Macedo no dia da eleição presidencial, foi contratado para trabalhar no departamento de comunicação do clube. Ele reconheceu não ter formação acadêmica na área, mas se sente capacitado para desempenhar a função.

Capitão Corintiano

Deivison Ferreira, apelidado de Capitão Corintiano, informou que atua como "coordenador de mídias, monitoramento do YouTube, configuração das Tags, e também como comentarista da Corinthians TV". Ele também não tem formação acadêmica na área.

Wagner Marques Júnior

Wagner Marques Júnior, conhecido como Nenê, é filho de um conselheiro trienal do Corinthians e foi condenado por violência doméstica em 2017. Ele foi contratado para ser comentarista na Corinthians TV, mas atualmente está afastado.

Kauê Arnesi

Kauê Arnesi foi contratado para ser "âncora dos conteúdos" audiovisuais nas categorias de base. Ele foi acusado de repassar material do veículo de imprensa Central do Timão a influencers e jornalistas como se fosse material oficial do clube.

Washington, o Líder?

Washington Araújo foi citado como uma pessoa que ocupa um cargo de liderança e confiança dentro do clube. Ele é "coordenador de redes" e está ligado ao departamento de marketing. "Eu não faço nada que vá prejudicar o clube. Como eu posso dizer... Não vou eu levar nada, de nenhuma forma, pra ninguém. Não tem estratégia, nada. Eu só não segrego as pessoas, não gosto disso. Não tem essa de estratégia. Isso não acontece". As investigações policiais sobre eventuais ligações da gestão Augusto Melo com influencers digitais não se resumem aos nomes citados nesta matéria.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Carla

Carla

Nível:

Rank:

Comentado em 27/08/2024 17:04 É lamentável ver o Corinthians envolvido em situações como essa. A gestão deve ter responsabilidade com os torcedores e tratar as críticas com respeito, ao invés de promover intimidações. O verdadeiro corinthiano quer um clube limpo e honesto, sem milícias digitais.
Fernando

Fernando

Nível:

Rank:

Comentado em 27/08/2024 16:23 Mó bagunça essa história de milícia digital, véi! Os caras tão atacando geral só pq não gostam do atual presidente. É tipo, cadê a democracia no Corinthians? Tão parecendo mais torcida organizada brigando em vez de apoiar o clube!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos