- FuTimão
- Brasileiros na Pré-Libertadores: Bahia e Corinthians em Busca de Vagas e Grupos Desafiadores
Brasileiros na Pré-Libertadores: Bahia e Corinthians em Busca de Vagas e Grupos Desafiadores
Por Redação FuTimão em 18/02/2025 05:43
Pré-Libertadores 2024: Expectativas e Desafios para Bahia e Corinthians
A segunda fase da Pré-Libertadores se inicia, palco onde Bahia e Corinthians, representantes brasileiros na competição, buscam solidificar suas posições. A presença destas equipes da Série A, juntamente com o tradicional Boca Juniors, injeta uma dose extra de imprevisibilidade na formação dos grupos, elevando o nível de competição e a expectativa em torno dos confrontos.
Com quatro vagas em jogo para a fase de grupos, os times que se qualificarem serão alocados no pote 4 do sorteio. Uma particularidade importante é que, ao contrário dos demais potes, não há restrição para que equipes do mesmo país se enfrentem nesta fase. Isso significa que Corinthians e Bahia, caso avancem, poderão se juntar a outros clubes brasileiros já garantidos na fase de grupos.
Cenário Brasileiro na Libertadores: Caminhos e Possíveis Encontros
O Brasil já assegurou a participação de seis equipes na fase de grupos da Libertadores: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Internacional e Fortaleza. Destes, os quatro primeiros são fortes candidatos a ocupar os lugares de cabeça de chave, conforme projeções baseadas no ranking da Conmebol. A situação se torna interessante com Inter (pote 2) e Fortaleza (pote 3), que, embora não possam enfrentar os brasileiros do pote 1, poderão cruzar o caminho de Corinthians ou Bahia, caso estes se classifiquem a partir do pote 4.
A complexidade do sorteio e a ausência de restrições para confrontos entre times do mesmo país abrem a possibilidade de cenários eletrizantes, onde equipes brasileiras podem se encontrar já na fase de grupos, elevando a rivalidade e o nível técnico da competição.
Boca Juniors: Um Adversário de Peso na Pré-Libertadores
O Boca Juniors, gigante do futebol sul-americano, surge como outro potencial protagonista na formação de grupos desafiadores. Assim como os brasileiros, o clube argentino disputa a Pré-Libertadores e, se avançar, ocupará o pote 4, sem restrições para enfrentar compatriotas ou outras potências do continente.
A presença de um clube com a história e tradição do Boca Juniors na Pré-Libertadores adiciona um elemento de incerteza e competitividade ainda maior. Sua possível inclusão em um grupo com brasileiros, por exemplo, promete confrontos de alto nível e grande apelo para os amantes do futebol.
Formato da Competição e Próximos Passos
O anúncio oficial dos potes para o sorteio da fase de grupos será feito somente após a conclusão da terceira fase da Pré-Libertadores. O sorteio está agendado para o dia 17 de março, no Paraguai, onde os clubes conhecerão seus adversários e o caminho que terão pela frente na busca pelo título continental.
Atualmente, 16 equipes disputam a segunda fase preliminar da Libertadores, todas com o objetivo de conquistar uma das quatro vagas disponíveis na fase de grupos. Os confrontos foram definidos por sorteio em dezembro do ano anterior, e a primeira fase já consagrou Monagas (VEN), Blooming (BOL) e Alianza Lima (PER) como os primeiros classificados.
Confrontos Decisivos: O Caminho de Bahia e Corinthians
O Corinthians fará sua estreia contra a Universidad Central (VEN). Em caso de vitória, o Timão enfrentará o vencedor do confronto entre Barcelona (EQU) e El Nacional (EQU), buscando uma vaga na fase de grupos. O Bahia, por sua vez, terá um desafio considerável logo de cara, enfrentando o The Strongest (BOL) na altitude de La Paz. Se superar este obstáculo, o Tricolor de Aço terá pela frente Boston River (URU) ou Ñublense (CHI), na luta por uma das quatro vagas.
O Boca Juniors enfrentará o Alianza Lima (PER) na segunda fase preliminar. Se vencer, o time argentino terá como adversário Deportes Iquique (CHI) ou Independiente Santa Fe (COL) na terceira e decisiva fase.
Outros Confrontos da Pré-Libertadores
Entre os confrontos da Pré-Libertadores, destacam-se Monagas (VEN) x Cerro Porteño (PAR) e Tolima (COL) x Melgar (PER), cujos vencedores se enfrentarão pela última vaga nos grupos. Os jogos da Pré-Libertadores são disputados em sistema de ida e volta, com a classificação garantida para quem somar mais pontos nos dois jogos. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.
Jogos da segunda fase
Deportes Iquique (CHI) x Independiente Santa Fé (COL) Alianza Lima (PER) x Boca Juniors (ARG) The Strongest (BOL) x Bahia Boston River (URU) x Ñublense (CHI) Tolima (COL) x Melgar (PER) Cerro Porteño (PAR) x Monagas (VEN) Barcelona (EQU) x El Nacional (EQU) Universidad Central (VEN) x Corinthians
Distribuição dos Potes
A composição dos potes para o sorteio da fase de grupos da Libertadores é a seguinte:
Pote 1: Botafogo, River Plate, Palmeiras, Flamengo, Nacional (URU), Peñarol, São Paulo e Racing Pote 2: Olimpia, LDU, Internacional, Libertad, Independiente del Valle, Colo-Colo, Estudiantes e Bolívar Pote 3: Atlético Nacional, Vélez Sarsfield, Fortaleza, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile Pote 4: Carabobo, Atlético Bucaramanga, Central Córdoba, San Antonio Bulo Bulo e os quatro classificados da fase prévia
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros